Meu progresso


É a pergunta que me faço todo semestre, ao passar por cada disciplina. São tantos assuntos, tantas coisas a se discutir, entender, desconstruir e resconstruir, avaliar, praticar... em tão pouco tempo. A sensação de sempre é de estar olhando para a paisagem de informações desse mundo psi como se estivesse dentro de um trem-bala. Mas também não há como não captar alguma coisa em quatro meses de [tentativa de] estudo. Acho que o maior feito de cada disciplina é a desconstrução da imagem que temos a respeito do ser humano em suas relações com o mundo. Afinal, somos humanos, e também fazemos parte desse mundo.

É um tanto difícil avaliar sobre algo que eu não tinha ideia do que fosse. Havia uma curiosidade, algumas especulações, mas tá, o que é desenvolvimento humano e como ele acontece? Sei lá!

Apesar da premissa de que "tudo é influenciado pela cultura e portanto para enteder os conceitos isso deve ser levado em conta" ser aparentemente a coisa mais óbvia desde o início do curso, não é tão fácil percerber as peculiaridades de cada tema estudado dentro dessa premissa. E talvez essa tenha sido a minha maior "descoberta" na disciplina de Psicologia do Desenvolvimento da Criança: a invenção da infância. As discussões e os textos que iniciaram a disciplina permitiram que a minha visão sobre essa questão se ampliasse, partindo da limitação da nossa percepção cultural para uma compreensão de que a forma de lidar com as crianças depende de como esse conceito é formado e será diferente do que temos em nossa cultura. O manuseamento "incorreto" de uma faca por uma criança de menos de 7 anos não era compreendido como uma influência do meio, mas como uma falta biológica, algo que se desenvolveria posteriormente.

Em meio a tantas incertezas dentro da psicologia, encontrar um conceito de desenvolvimento humano satisfatório é motivo de festa... rs Dá pra entender "fechadinho" o que define nosso desenvolvimento:
- ele é gradativo, ininterrupto, irreversível e cada etapa influencia a outra (o que não significa que as consequências de um etapa perdurem toda vida)
- organismo, cognição e comportamento se interrelacionam de forma que para que o desenvolvimento aconteça eles precisam estar em equilíbrio, "caminhando juntos"
- ele acontece em velocidade variável: mais rápido no início da vida, e gradativamente mais lento até a morte
- os fatores biológicos se interrelacionam com os culturais. O que é estimulado no desenvolvimento de uma criança depende do que é esperado dela, e isso varia a depender do meio em que ela está inserida 

Foi interessante também entender de modo mais prático como acontece o desenvolvimento. Gosto de discussões amplas, mas entender o desenvolvimento infantil por estágios, com detalhes e informações práticas, foi muito bom. E poder "testar" o que era visto teoricamente com as crianças também foi de grande ajuda, por dinamizar meu aprendizado - até porque ele é construído melhor quando vivido na experiência, ao invés de apenas escutado/lido.

Foi interessante também olhar pela perspectiva infantil. A gente diz que ser criança que é bom, que a vida é fácil, só alegria, [rs] mas o desenvolvimento tem seus desafios em qualquer etapa, condizentes com as capacidades do sujeito no momento. Me dei conta disso nas discussões sobre desenvolvimento da linguagem, e também quando se comentou sobre a dificuldade de uma criança visualizar e entender quando alguém, por exemplo, aponta um pássaro numa paisagem que para ela é repleta de informações.

Não sei mais o que abordar aqui. Só sei que com certeza eu não vou enxergar mais as crianças e as infâncias como enxergava antes...