sábado, 20 de novembro de 2010

Gravidez

A concepção de uma criança é um momento de grande impacto na família por todas as transformações que proporciona e adaptações necessárias. A gravidez traz bastante expectativa a respeito desse novo integrante, desse ser que carrega parte do que a mãe e o pai são e que deverá ser cuidado. O sexo do bebê é uma das questões de maior curiosidade daqueles que acompanham a gravidez.

"... a famosa pergunta, questão central do interesse de parentes, amigos ou da pessoa que tá sentada ao lado no ônibus: "É menino ou menina?'"
"Tanto faz, é Júnior; o sonho da mamãe, o jogador de futebol que chutava a mão de papai."
" Era o maior chamego, as tias de Recife cobravam visita para conhecerem "a barriga", pagaram passagem, mandavam presentes..."
O corpo feminino se reorganiza para comportar em si outro organismo, com grandes alterações como por exemplo a ingestão maior de alimentos e as alterações hormonais que provocam mudanças de humor.

"Em prantos minha mãe vai até o trabalho de meu pai dar a notícia, e assusta ao chegar. 'Ele tá bem??'
'Não é ele... é ela' - e mais choro."
"...que provocou enjôos até os quatro meses e desejo de beber uma cerveja empedrada de tão gelada às 3 da manhã, que adicionou vinte quilos ao corpo magro..."

O pré-natal é importante para o acompanhamento da saúde do bebê e da mãe, além de monitorar o processo da gravidez, e é muito importante também para a educação na primeira gravidez. O ultra-som é uma técnica utilizada para medir o crescimento do feto, determinar a idade de gestação, detectar gravidez múltipla, avaliar anomalias do útero e do feto, revelar o sexo do feto, dentre outras coisas.

"Claro que é gravidez...é bom começar esse pré-natal, controlar a alimentação e começar a preparar as coisas pra chegada desse bebê. Idas e mais idas ao médico, ultrassonografias..."

Os fetos não se mantém passivos do útero, eles respiram, chutam, viram-se, engolem, dentre outras atividades que podem ser percebidas pela mãe. As membranas flexíveis das paredes uterinas e do saco
amniótico permitem alguns movimentos. Na contrapartida, esse organismo também responde aos estímulos externos, como sons e a respiração materna, e essas reções são indícios da a forma que ele se comportará ao nascer. Essas estimulações tem influência no desenvolvimento fetal.

"...o jogador de futebol que chutava a mão de papai."

O estado biopsicossocial da mãe também tem impacto no desenvolvimento fetal. É importante uma boa alimentação, prática de exercícios físicos, um controle dos níveis de estresse e um ambiente social acolhedor e que proporcione segurança emocional.

"...é bom começar esse pré-natal, controlar a alimentação..."
Como uma das primeiras netas/sobrinhas da família, todos estavam sempre muito próximos, independente da distância física (até os parentes de Recife demonstravam preocupação e davam suporte).

O nascimento é um momento de abrupta mudança para o recém-nascido e para os pais. Enquanto para o primeiro há um estranhamento do novo ambiente e uma necessidade de adaptação, para os pais há o encontro com o ser sobre o qual construíram tantas expectativas. Desde o momento do nascimento o relacionamento social começa a ser construído.

"Ansiedade em ter por perto, toda hora a pergunta 'Cadê ela, doutora, cadê ela?'"
"E a criança não parava de chorar... 'Oh, por que ela chora tanto, assim?'
- É assim mesmo, tá tudo bem..."

Um comentário:

Unknown disse...

Não gostei muito da forma como voce repetiu os trechos do seu relato aqui na teoria. Entendo que fica mais visível a correlação dos textos, mas a leitura se torna mais cansativa, principalmente para quem já leu o relato. Faltou, também colocar as referencias...mesmo não sendo um texto científico, não podemos deixar de referenciar os autores lidos.